quarta-feira, 22 de julho de 2009

Toque de recolher!


A temida janela de transferências volta a atacar. Como de costume, ela age sorrateiramente, retirando lentamente as peças vitais dos grandes times brasileiros, principalmente daqueles em maior destaque.


O mais ameaçado é o Corinthians, que sofre com a possibilidade de um desmanche do time campeão paulista e da Copa do Brasil. André Santos e Cristian já foram fazer o pé de meia na Turquia. Felipe e Douglas são cotados como os próximos negociados. Há também o risco das perdas de Elias, Chicão e Dentinho.

Para o alvinegro, em planejamento para a Libertadores-2010, a janela está causando insegurança em torno do sonho da América e da tríplice coroa. Sabemos que as peças perdidas são de difícil reposição. Repatriar atletas consagrados, porém em idade avançada, pode ser uma opção. Edu já foi contratado preventivamente e poderá substituir, parcialmente, o volante Cristian. Sylvinho, Dida, Verón e Riquelme são veteranos também considerados.

Ainda é cedo para dizer se essa estratégia de reposição é correta, mas é óbvio que as perdas do meio do ano causam grandes problemas ao planejamento do clube. Já alguns nomes são mais ressonantes como o de Lucas, que é amigo de Mano Menezes e também empresariado por Carlos Leite, o artífice da maioria das transações de jogadores corinthianos.

A melhor forma de tranqulizar o torcedor corinthiano não é a lendária sirene anunciar grandes contratações, mas sim ela tocar garantindo a permanência dos principais jogadores.


O vice-campeão da Libertadores já vendeu Ramires para o Benfica e pode perder o artilheiro Kleber, que confirmou proposta do Liverpool, além do jovem Wagner, um dos grandes nomes do time.



Apontado como um dos melhores elencos do país, o Inter vive uma grande novela em torno do principal jogador, o atacante Nilmar, que deve ir para o futebol europeu. Também liberou o volante Rosinei para o América-MEX.




Mesmo em baixa, o meia Hernanes continua sendo especulado para deixar o Tricolor. Caso ele saia, o mercado deve ser o europeu, mas há possibilidade do craque reforçar o Fenerbahçe, e jogar ao lado dos corinthianos André Santos e Cristian. Outro que resiste a algum tempo às propostas da Europa é Miranda e ele pode desfalcar o São Paulo nessa temporada.


O Verdão negociou o centroavante Keirrison com o Barcelona em uma transação que causou a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo, agora no Santos. Globo Esporte diz que a transferência pode ter emperrado.



Atualização: O Barcelona anunciou hoje, em seu site oficial, um contrato de 5 anos com Keirrison.




Os dirigentes devem aprender a lidar com a situação semestral, para que o futebol brasileiro mantenha o alto nível de nomes como Ronaldo, Adriano, Fred, Nilmar, entre outros que vemos jogar nesse ótimo campeonato brasileiro. É preciso sabedoria para vender os jogadores certos pelo preço certo, na hora certa. Enquanto isso, os empresários que me desculpem, mas seria necessário um toque de recolher para as vendas de jogadores de clubes que desejam ter êxito nesta e na próxima temporada.

2 comentários:

  1. o binzim legal seu novo blog..toca ele sério em!
    só vo faze uma correção..nao adianta o Edu substitui o Cristian, ja que o Edu eh um 2º volante/meia de ligação, e o Cristian era o 1º volante, guardião da zaga...função que nenhum jogador do elenco executa bem! ou seja..de poco em poco estamos nos fudendo..MAIS UMA VEZ!

    ResponderExcluir
  2. É, então. Por isso que o Edu seria parcialmente substituto do Cristian. Ele faria melhor a função do Elias.

    ResponderExcluir