quinta-feira, 30 de julho de 2009

Retorno dos pentacampeões

A seleção brasileira de 2002, campeã mundial na Ásia, começa a ter a maioria dos jogadores migrando de volta à terra natal. Com a recente contratação de Emerson pelo Santos, já são 8 em atividade no país. Se contarmos os que já se aposentaram em clubes brasileiros, o número chega a 14 atletas. Mais jogadores devem voltar em 2010 pelas recentes especulações e 18 dos 25 participantes do pentacampeonato estariam de volta ao Brasil.

Dos goleiros, apenas Dida foi vendido para o exterior. Símbolos de lealdade para seus clubes, Marcos e Rogério Ceni atuam até hoje em Palmeiras e São Paulo. Os goleiros do trio-de-ferro paulista podem voltar a atuar nos três grandes de São Paulo, caso a especulação de Dida retornar ao Corinthians em 2010 se concretize.

Na defesa, Lúcio, agora na Inter de Milão, e Anderson Polga, no Sporting, continuam fora do país. Roque Júnior voltou ao Palmeiras em 2008, mas agora encontra-se sem clube e deve se aposentar. Os laterais Belletti e Roberto Carlos jogam ainda no exterior. Júnior faz bom trabalho na surpreendente campanha do Atlético-MG e Cafu está a procura de um novo clube no Brasil, já que ainda não quer se aposentar.

No meio-de-campo, Kaká chegou ao Real Madrid como estrela e é unanimidade na seleção brasileira. Gilberto Silva já não está mais no Arsenal, mas foi titular na Copa das Confederações. Ronaldinho tenta recuperar o espaço e joga no Milan. Ricardinho está em fim de carreira no Qatar. Os que atuam no Brasil são Edmilson, no Palmeiras; Kleberson, no Flamengo; Juninho Paulista, no Ituano; e recentemente Emerson, no Santos. Vampeta já encerrou a carreira. Rivaldo deve se aposentar ou voltar a jogar no futebol brasileiro em 2010.

Todos os atacantes pentacampeões já voltaram ao Brasil. Ronaldo, pelo Corinthians, retornou mais uma vez ao futebol. Luizão foi campeão da Libertadores pelo São Paulo em 2005 e esteve no Guaratinguetá em 2009. Edílson se aposentou no Vitória em 2008. Denílson jogou no Palmeiras em 2008, depois foi para o Vietnã, mas já está de volta e pode se aposentar.


O técnico Felipão é outro que deve voltar ao Brasil. Admitiu em recente entrevista que em 2010 pretende assumir algum clube brasileiro e encerrar a carreira em 2011.



Seleção Brasileira de 2002
Goleiros: Marcos (Palmeiras), Dida (Milan) e Rogério Ceni(São Paulo);
Laterais: Cafu (-), Belletti (Chelsea), Roberto Carlos (Fenerbahçe) e Júnior (Atlético-MG);
Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), Anderson Polga (Sporting) e Roque Júnior (-);
Meias: Emerson (Santos), Edmílson (Palmeiras), Vampeta (-), Gilberto Silva (Panathinaikos), Kléberson (Flamengo), Kaká (Real Madrid), Rivaldo (Bunyodkor), Juninho Paulista (Ituano), Ricardinho (Al-Rayyan) e Ronaldinho Gaúcho (Milan);
Atacantes: Denílson (-), Edílson (-), Luizão (-) e Ronaldo (Corinthians);
Técnico: Luiz Felipe Scolari (Bunyodkor)

*Devem voltar ao Brasil em 2010
**Jogam, ou já encerraram carreira no Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário