quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Um jogo de hoje, outro de ontem

*Por Murilo Azevedo, jornalista aspirante, esportista por hobbie


Brasil e Chile jogam hoje na Bahia, em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do ano que vem.

Nada de especial.


Os brasileiros, em festa pela classificação adiantada, têm mais chances e devem vencer. Os reservas Miranda, Júlio Baptista, Nilmar e Adriano vão querer mostrar serviço para ir à África do Sul. Uma derrota só não seria legal porque perder não é legal nunca. Mas só.

Já para o Chile, o jogo é mais importante, já que uma vitória garante sua vaga na Copa. O técnico argentino Bielsa, El Loco, faz mistério e não deixou nem a imprensa chilena acompanhar os treinos. Valdívia deve ser banco, e é justo, porque Matías Fernandéz é mesmo melhor.

Para vencer o Brasil, os chilenos vão ter que melhorar muito em relação ao último jogo. No empate contra a Venezuela, em Santiago, o time se mostrou inconstante e sem muita iniciativa ao atacar. Verdade que deve encontrar mais espaço para jogar com Fernandez e Alexis nos contragolpes e que Suazo é fazedor de gols, mas o lento sistema defensivo, com Ponce e Jara, não vai segurar Nilmar.

Bom jogo para o Dunga experimentar os reservas, rever a titularidade de Robinho, que não joga bem há um tempo, e quem sabe, largar de ser azedo com a imprensa.

Em 98...

Há 11 anos, outro Brasil x Chile valia muito mais.

Os países se encontraram nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1998, na França.

Tempo em que os chilenos eram muito mais perigosos, com uma dupla de ataque que tinha Salas e Zamorano. O goleiro ainda era Nelson Tapia.

Mas o Brasil, do capitão Dunga, teve um de seus melhores jogos naquela Copa. Venceu por 4 x 1.

Ronaldo, que ainda era Ronaldinho, deu show. Marcou duas vezes e mandou duas na trave. Rivaldo também foi muito bem, como sempre.

Os outros dois gols brasileiros foram marcados pelo iluminado César Sampaio, que fazia bela Copa e já tinha marcado contra a Escócia, na estreia.

Zamorano fez o gol de honra do Chile.

O Brasil foi às quartas para enfrentar a Dinamarca, e onde essa história vai acabar todo mundo já sabe. Fiquemos com a festa de hoje.

Abaixo, os melhores momentos da partida:



Nenhum comentário:

Postar um comentário