sábado, 8 de agosto de 2009

Come-Fogo: da tradição à decadência

Um dos clássicos mais tradicionais do interior do Brasil foi disputado novamente neste sábado. O Bafo levou a melhor por 1 a 0 mesmo jogando no estádio Santa Cruz. O Comercial quebrou um jejum de cinco anos sem vencer o rival fora de casa.

Imagem: ComeFogoNet

Apesar da tradição, a dupla ribeirão-pretana já não é mais a mesma. Um jogo frio e com poucas oportunidades marcou o confronto, que no passado já foi recheado de craques como Emerson Leão, Sócrates, Raí. Nem a revelação de atletas resiste nos clubes, que lançaram Cicinho, Doni, Diego, Éder Luís, Leandro. A base perde jogadores de destaque antes mesmo de jogarem profissionalmente.

Os dois clubes se encontram em situações financeiras delicadas e dependem de empresários e patrocinadores para montarem seus times, muitas vezes pouco competitivos.

O Bafo passa por um momento mais difícil ainda. Rebaixado para a Terceira Divisão do Campeaonto Paulista e com problemas políticos, o Comercial parece ter atingido o pior momento de sua história e terá de ser reformulado para não falir.

Já o Botafogo, um pouco mais confortável por participar da Série A-1, sofre anualmente com um vaivém de atletas. O time é desmontado e montado algumas vezes por ano, devido à falta de competições relevantes na temporada. É só observar que, do time participante do Paulistão, nenhum jogador resta para a disputa da Copa Paulista.

Dessa forma, com os times endividados e sem elenco, o Come-Fogo perde um pouco do seu brilho. Mesmo assim, um dos clássicos de maior tradição do interior deve ser prestigiado em sua história. Mas, cada vez mais, apenas na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário